QUEM ESCONDEU CADA
OBJETO?
Edu,
Gustavo e Rodrigo, três amigos muito brincalhões, costumam visitar-me
frequentemente para um bate-papo. Numa dessas visitas precisei ausentar-me da
sala onde conversávamos para atender o interfone que fica na cozinha. Enquanto
isso, resolveram brincar comigo escondendo três objetos que eu havia deixado
sobre a mesa da sala: uma chave, uma moeda e um anel. Quando percebi, perguntei
quem estava com os objetos. Responderam-me que cada um pegou um objeto e colocou no bolso. Então eu
disse a eles que com o auxilio da matemática eu descobriria com qual objeto
cada um estava.
Coloquei
sobre a mesa da sala um prato contendo 24 balas e, destas balas, dei uma a um
deles, ao outro dei duas e três ao último. As 18 restantes ficaram no prato.
Pedi que guardassem as balas recebidas e disse que me ausentaria da sala o
tempo suficiente para que pegassem mais balas do prato, segundo o seguinte
critério: quem escondeu a chave pegaria tantas balas quantas havia recebido, quem
escondeu a moeda pegaria o dobro e quem escondeu o anel pegaria o quádruplo.
Decorrido esse tempo voltei para a sala, contei quantas balas sobraram no prato
e , imediatamente, anunciei qual objeto cada um havia escondido no bolso.
Este
truque pode ser feito em uma festa ou na sala de aula escolhendo três
participantes aleatoriamente. Todos ficam perplexos porque se realiza sem a
participação de intermediários que possam lhe passar algum sinal previamente
combinado. Também nunca dá errado, já que está todo fundamentado em cálculos
aritméticos. Os colegas professores de matemática podem utilizá-lo como
introdução à Análise Combinatória, cujos fundamentos justificam o truque.
Vejamos, então, a justificativa. Para simplificar vamos identificar os meus
amigos apenas com as iniciais dos seus nomes: E, G e R .
Designemos também os objetos por letras: a chave por a,
a moeda por b e o anel por c.
Na tabela que segue pode-se ver como estes objetos podem ser distribuídos entre
as três pessoas.
Essas são as únicas permutações possíveis. Na próxima tabela aparece o cálculo do número de balas que sobram no prato em cada caso (quarta coluna).
Nota-se
que o número de balas que sobram no prato é diferente em cada caso. Por isso, conhecendo
o número de balas que sobram no prato, fica fácil determinar como estão distribuídos
os objetos entre as três pessoas. Por exemplo: se sobrou 5 balas no prato,
então a sequência é bca para EGR , ou seja moeda para Edu, anel para
Gustavo e chave para Rodrigo.
Para
que tudo corra bem na execução do truque, deve-se tomar os seguintes cuidados:
- Memorizar a primeira e a quarta colunas dessa última tabela. Isso impressiona mais o público.
- Caso ache difícil memorizar o que se pede acima, escreva as duas colunas em um cartão para poder consultá-lo no momento em que realiza o truque.
Este
texto foi extraído, traduzido e adaptado do livro Matemáticas Recreativas de
Yakov Perelmán – Editora Mir – Moscou – 4a Edição – 1979.
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